Oficinas Fortalecem a Ecosol em Vitória

Economia Solidária é uma forma diferente de vender, produzir, consumir, oferecer e receber crédito, sendo um poderoso instrumento de combate à exclusão social e alternativa para geração de trabalho e renda.

Oficina CPES/PMV 2011

A Prefeitura Municipal de Vitória, através da Secretaria de Trabalho e Geração de Emprego e Renda,  e em parceira com o Centro Público de Economia Solidária do Espírito Santo, promove uma série de oficinas com o objetivo de proporcionar  informações necessárias que sirvam de suporte e orientem a construção da política de economia solidária no nosso município e no estado, na promoção aos empreendimentos solidários de momentos para reflexão sobre a construção dessa nova política.

Dando continuidade aos encontros de formação dos empreendimentos do município de Vitória, foi realizado, na sexta-feira, 27 de maio, no Auditório do Sine – Agência Municipal do Trabalhador no Centro de Vitória, o 4º Encontro com o Tema Relação Interpessoal. O facilitador foi o psicólogo Rafael Pylro que integra a equipe da Gerência de Encaminhamento ao Mercado de Trabalho da SETGER.

Inicialmente, foi realizada uma dinâmica para apresentação do grupo, onde cada dupla teve a tarefa de se apresentar para o conjunto de participantes ressaltando algumas características pessoais importantes como, núcleo familiar, idade, local onde nasceu e reside, atualmente, além das preferências pessoais.

Posteriormente, foi dado inicio à apresentação do material preparado pelo psicólogo com ênfase no Ser humano Social, onde, a partir dos slides apresentados, foram construídos os questionamentos e as respostas pelo próprio grupo com as questões que perpassam o cotidiano  de todos.

Oficina CPES/PMV

No segundo momento tivemos a dinâmica dos rótulos. Cada participante recebeu um rótulo com características assertivas e/ou negativas, bastante comum no ambiente de trabalho. Em seguida, foi feita uma reflexão sobre a que ponto os rótulos nos prejudicam nas relações de trabalho.

Finalizamos com dinâmicas sobre trabalho em equipe e motivação do grupo, onde vários pontos foram elencados pelos participantes a partir de  situações por eles vivenciadas nos respectivos locais de trabalho. O facilitador destacou a importância de uma boa distribuição de tarefas e definição com clareza das atribuições de cada um integrante do grupo produtivo; espírito de cooperação e de valorização da diversidade; objetivos e problemas em comum; busca incessante da harmonia no ambiente de trabalho, além de uma boa comunicação e de um comprometimento com o outro.

Todas as reflexões realizadas durante a oficina serão abordadas e discutidas nos empreendimentos através das visitas mensais “in loco” (visita técnica) realizada pela equipe da CPA.

Os Encontros de Formação são realizados através de parceria entre Prefeitura Municipal de Vitória e o Centro Público de Economia Solidária do ES. As reuniões são mensais, com previsão de término em dezembro de 2011.  O 5º encontro  terá como tema a  Gestão Administrativa.

————————————————————————————————————————————————–

Oficina Ecosol SETGER Vitória

A primeira oficina aconteceu no dia 10.02.11, das 14:00 às 17:00 horas, e dividida em dois momentos. Primeiro, foi abordado o tema Economia Solidária, por Leonora Mol (Diretora Presidente do Ateliê de Idéias). Ela apontou os princípios da Economia Solidária como fundamentais no desenvolvimento dessa nova política: Cooperação,  Solidariedade,  Democracia,  Autogestão,  Dimensão Econômica  e Desenvolvimento Sustentável.

No segundo momento, foi discutido com os empreendimentos o papel da escolarização enquanto aspecto fundamental para subsidiar o conhecimento na gestão e desenvolvimento do empreendimento, pois existem ferramentas que para serem compreendidas é necessário o conhecimento da escrita e leitura.

Importante ressaltar que duas associações de catadores de materiais recicláveis já estão participando do processo de escolarização, com aulas de segunda a quinta-feira, pela manhã, através da Educação de Jovens e Adultos.

No dia 30.03.11, aconteceu a segunda oficina com o tema Meio Ambiente – Olhar o mundo e pensar criticamente, a

oficina meio ambiente SETGER

facilitadora foi Maria da Penha, funcionária da (SEMMAM/GEA). A importância de trabalhar esse tema se justifica pelo objetivo de promover a apropriação de conhecimentos relativos à dimensão ambiental como contribuição à formação dos sujeitos integrantes dos grupos de Economia Solidária. Foram abordados aspectos relativos à sustentabilidade – agir no mundo preservando o meio ambiente – e educação Ambiental – saberes e fazeres transformando o mundo. Concretamente, a formação permitiu o conhecimento de prática de consumo responsável e sua importância para a preservação ambiental.

Através de dinâmicas feitas com os participantes e um pequeno vídeo sobre o manguezal, foi possível observar que existem diversas formas de se enxergar o meio ambiente de diferentes ângulos. Seja ele financeiro (geração de renda) ou até mesmo pessoal (bem estar).  Cada ser humano tem uma forma de enxergar o meio ambiente, mas todos devem se preocupar com a preservação do mesmo.

Esta Formação terá a duração de um ano. Os encontros serão mensais.

Próxima Oficina: Sexta Feira dia 15 de Abril de 2011

Tema: Viabilidade Econômica

 

Autor:  SETGER (Prefeitura de Vitória)

 

Deixe uma resposta


sete × = 49